Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

O disco mais valioso em todo o mundo é...

Nova edição do Livro dos Recordes do Guinness revelou qual é o álbum mais caro de sempre

A edição de 2017 do Livro dos Recordes do Guinness será editada no próximo dia 8 de setembro, mas já é possível saber algumas curiosidades. Como o disco mais valioso do mundo, por exemplo.

Essa honra pertence ao White Album dos Beatles, mas não a uma qualquer cópia - e sim à que foi pertença de Ringo Starr, baterista do mítico quarteto britânico.

Passemos a explicar: em 1968, ano da edição do White Album, as primeiras quatro cópias prensadas foram numeradas e entregues aos membros da banda, tendo a cópia número um chegado às mãos de Ringo Starr.

No ano passado, o músico vendeu-a, em leilão, de forma a angariar dinheiro para a Lotus Foundation, uma associação de caridade.

O comprador, cuja identidade é desconhecida, foi forçado a gastar cerca de 790 mil dólares (cerca de 708 mil euros) para obter esta cópia particular. Um número interessante, ainda para mais quando o disco se encontrava avaliado em pouco mais de 53 mil euros...

White Album sucede, assim, ao acetato gravado por Elvis Presley como presente para a sua mãe, ainda antes de se tornar no Rei do Rock, e que continha "My Happiness" e "That's When Your Heartache Begins". Esse havia sido adquirido por Jack White (sim, esse mesmo) por uns "míseros" 269 mil euros.