Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Será que Banksy é Robert Del Naja, dos Massive Attack?

O músico será o líder de um coletivo de artistas responsáveis pelos vários trabalhos de Banksy, diz uma nova teoria

A identidade de Bansky, o artista de rua que tem deixado vários trabalhos seus espalhados pelos muros e paredes de todo o mundo - alguns dos quais se tornaram já valiosíssimas peças de coleção - permanece um mistério ainda hoje. Muitos foram os que tentaram desvendá-la, sem sucesso.

Ainda que alguns acreditem que Banksy é um homem britânico de seu nome Robin Gunningham (existindo algumas provas de que tal corresponderá à verdade, mas sem certezas), uma nova teoria proposta pelo jornalista Craig Williams vai mais longe: "Bansky" não será, nada mais nada menos, que Robert Del Naja (3D), dos Massive Attack.

A teoria de Williams baseia-se no facto de pelo menos uma dúzia de pinturas de Banksy terem surgido em várias cidades de todo o mundo, nos dias imediatamente anteriores ou posteriores a um concerto dos Massive Attack. O próprio músico, aliás, começou por fazer graffiti nos anos 80, e já revelou numa entrevista conhecer o próprio Banksy.

O jornalista vai ainda mais longe, concedendo que 3D pode não ser Banksy, mas o líder de um coletivo de artistas que "assinam" enquanto Banksy. Williams cita rumores de 2010 que dão conta de que alguns stencils encontrados pela América do Norte, por volta dessa altura, teriam sido feitos por uma equipa que acompanhava os Massive Attack em digressão.

O facto de tanto Banksy como os Massive Attack terem ligações à cidade de Bristol é também apontado como prova. A teoria ainda não foi confirmada, ou sequer comentada, por 3D - mas promete dar que falar. Leia aqui o artigo original.