Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Jerry Heller (à direita, na foto)

Getty Images

Morreu Jerry Heller

Antigo manager dos N.W.A. tinha 75 anos, não se sabendo ainda as causas da sua morte

Morreu Jerry Heller, mais conhecido por ter sido manager dos N.W.A. e do rapper Eazy-E. Tinha 75 anos.

As causas da sua morte são ainda desconhecidas, tendo a notícia da mesma sido confirmada à Billboard por Gary Ballen, seu primo.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira na indústria musical, Heller trabalhou com nomes como Elton John e Pink Floyd - tendo sido responsável pelas primeiras grandes digressões de ambos artistas pelos Estados Unidos -, e representou bandas como os Creedence Clearwater Revival, The Who, Black Sabbath e Crosby, Stills & Nash, entre outras.

Contudo, foi o seu papel na disseminação do gangster rap aquilo que mais contribuiu para o seu estatuto na indústria. Em finais dos anos 80, foi manager dos primeiros grupos dos rappers Ice Cube e Dr. Dre, tendo também co-fundado a Ruthless Records, que editou o clássico Straight Outta Compton, dos N.W.A..

Ainda que no ano passado, em entrevista, Heller tenha dito que o seu tempo com Eazy-E foi o período da sua carreira de que mais se orgulhava, esteve no centro de alguma controvérsia após o fim dos N.W.A., em 1991; tanto Cube como Dre acusaram-no de ter acabado com a banda.

Também em 2015, ano do lançamento de Straight Outta Compton, biopic sobre os N.W.A., Heller processou os realizadores do filme, alegando ter sido representado como "um vilão" e não ter sido compensado pela utilização da sua imagem. À exepção de uma, todas as suas reinvindicações foram rejeitadas por um juiz californiano, sendo que o processo ainda corre nos tribunais.