Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Há 50 anos, os Beatles davam o último concerto

A banda britânica pisou um palco pela última vez a 29 de agosto de 1966 no Candlestick Park, em São Francisco, nos Estados Unidos

Faz hoje 50 anos que os Beatles deram o seu último concerto. Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison subiram ao palco montado no Candlestick Park, em São Francisco, Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 1966 para uma atuação que começou perto das 21h30.

Na primeira parte do espetáculo - que não estava esgotado, tendo sido vendidos 25 mil bilhetes para um espaço com lotação máxima de 42.500 pessoas - tocaram The Remains, Bobby Hebb, The Cyrkle e The Ronettes.

O alinhamento do concerto dos Beatles contemplou 11 canções: "Rock and Roll Music", "She's a Woman", "If I Needed Someone", "Day Tripper", "Baby's in Black", "I Feel Fine", "Yesterday", "I Wanna Be Your Man", "Nowhere Man", Paperback Writer" e "Long Tall Sally".

Apesar de a banda sentir que esse seria o último concerto, com Ringo Starr a assumir mais tarde que Lennon era quem mais queria parar (McCartney e Lennon tiraram fotografias do público e deles próprios e McCartney pediu também que o concerto fosse gravado em cassete).

Três anos mais tarde, a 30 de janeiro de 1969, o grupo juntar-se-ia para uma atuação não anunciada no terraço do edifício da Apple Corps, em Londres, tocando temas como "Get Back", "Don't Let Me Down", "Dig a Pony" ou "I've Got a Feeling".

Recorde-se que estreia em setembro o documentário Eight Days a Week - The Touring Years, que documenta os primeiros anos de carreira dos Beatles. Veja o trailer do filme, realizado por Ron Howard, abaixo.