Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Várias dezenas de pessoas hospitalizadas devido a surto de gastroenterite no festival Vodafone Paredes de Coura

Festivaleiros provenientes do evento minhoto foram hoje assistidos no Centro Hospitalar do Alto Minho devido a um surto de gastroenterite

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Rita Carmo

Rita Carmo

Fotojornalista

Várias dezenas de pessoas provenientes do festival Vodafone Paredes de Coura deram entrada no Centro Hospitalar do Alto Minho devido a um surto de gastroenterite. A chefe de equipa do serviço de urgência, Helena Treleira, disse ao Diário de Notícias que a situação "está controlada" e todos os pacientes tiveram alta.

Os festivaleiros começaram a chegar ao hospital de Viana do Castelo na madrugada passada apresentando vómitos e diarreia. Outras pessoas provenientes do festival foram remetidas às unidades de Monção e Ponte de Lima, onde existiu movimento até às 10 da manhã.

Esta manhã, uma equipa de saúde pública acorreu ao recinto do festival para tentar determinar a origem do surto. De acordo com a responsável pela chefe de equipa do centro hospitalar da região, a ingestão de água poderá ser a causa mais provável das emergências médicas, nomeadamente uma fonte de água no campismo do festival que estará sinalizada como desaconselhada para consumo.

Uma equipa de saúde pública está no recinto do festival de Paredes de Coura desde a manhã para tentar perceber a origem do surto. A BLITZ sabe que a água do Rio Coura terá sido analisada sem que qualquer resultado preocupante tenha sido detetado.

De acordo com a organização do festival, até ao momento "não foi possível estabelecer uma causa comum entre os casos, uma vez que não se verifica um padrão de idade, proveniência ou consumo de alimentos e bebidas, e os referidos sintomas são comuns a várias causas possíveis".