Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Leia o testemunho completo de Jimmy Page no julgamento de “Stairway To Heaven”, dos Led Zeppelin

O testemunho completo do guitarrista, aquando do julgamento dos Led Zeppelin, em junho, foi agora revelado ao público

A Rolling Stone publicou, esta semana, o testemunho completo que o guitarrista Jimmy Page deu em tribunal, aquando do julgamento dos Led Zeppelin, no passado mês de junho, durante o qual foram ilibados das acusações de plágio.

O documento em questão mostra todas as perguntas feitas pela acusação, no caso os representantes legais de Randy California, falecido membro dos norte-americanos Spirit, cujos herdeiros acusam os Led Zeppelin de ter copiado uma canção sua, "Taurus", na criação do êxito "Stairway To Heaven".

Na transcrição, Jimmy Page explica a sua familiaridade para com as canções dos Spirit, afirmando ter descoberto vários álbuns da banda na sua coleção só após se ter dado conta dos rumores de plágio, os quais lhe foram dados a conhecer pelo seu genro. O guitarrista diz, ainda, que só ouviu "Taurus" no seu computador, muitos anos depois de "Stairway To Heaven".

Não só isso, como ainda há espaço para momentos de humor: a data altura, o advogado de acusação pergunta a Page se este tinha "um dom" no que toca a tocar guitarra, ao que este responde simplesmente "bem, sim". Leia o testemunho completo aqui.