Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Homem de 72 anos encontra single da sua banda dos anos 60 à venda no eBay - e decide voltar ao ativo

Danny Norton (à esquerda, na foto) está a viver o seu sonho rock 50 anos depois

Porque nunca é tarde para alguém sonhar o rock n' roll: eis Danny Norton, um canadiano de 72 anos que decidiu reativar o seu velho projeto... Após uma pequena aventura pelo eBay.

A história começa nos anos 60, em Winnipeg, quando Norton e a sua banda, os Expedition to Earth, gravaram um single homónimo que teve algum êxito localmente. Contudo, o seu currículo termina aí; nunca conseguiram gravar um álbum, algo que o músico culpa, hoje, nalguns atritos com o seu manager.

Décadas depois, a surpresa bateu-lhe à porta: o single "obscuro" que havia gravado na juventude estava agora à venda, no eBay, por 805 euros... Sendo que algumas cópias chegavam mesmo aos 1020 euros!

Espantado, Norton decidiu reativar o projeto, tendo marcado uma sessão com o produtor John Tucker, que só tem elogios para com o single e a mentalidade do guitarrista: "Nem sei como ele conseguiu aquela sonoridade. Parece uma serra eléctrica num amplificador rasco", disse.

Tanto Norton como Tucker estão neste momento a trabalhar num álbum, que desta feita sairá sob o nome Expedition Back to Earth, e cuja data de lançamento está prevista para o outono.

Mesmo vivendo o seu sonho rock com atraso, o músico mantém os pés bem assentes na terra: "Não tenho qualquer ilusão em ser uma estrela rock. Tenho algumas histórias [para contar] e, se as pessoas estiverem interessadas em ouvi-las, tanto melhor", afirmou. Ouça aqui "Expedition to Earth", da banda com o mesmo nome: