Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Um dos maiores momentos da vida dos Oasis foi há 20 anos

A 10 e 11 de agosto de 1996, a banda britânica deu dois concertos esgotadíssimos em Knebworth

Foi há 20 anos que os Oasis deram dois dos seus maiores concertos de sempre - concertos esses que catapultaram, definitivamente, a banda de Manchester para o estatuto invejável de verdadeiras estrelas rock.

A 10 e 11 de agosto de 1996, os Oasis deram dois concertos em Knebworth, na Knebworth House, um local de espetáculos ao ar livre onde, curiosamente, os Queen haviam dado o seu último concerto de sempre com a formação original, dez anos antes.

Os concertos dos Oasis ficaram desde logo marcados pela forte adesão: estima-se que mais de 2 milhões e meio de pessoas tenham tentado comprar um bilhete para os mesmos, tendo apenas 250 mil conseguido essa "proeza", o que é ainda hoje um recorde no que a concertos no Reino Unido diz respeito.

Tanto um como outro alinhamento basearam-se nos seus dois primeiros álbuns, Definitely Maybe (1994) e (What's The Story) Morning Glory (1995), sendo que um dos temas que acabariam por fazer parte de Be Here Now (1997) foi também tocado: "My Big Mouth".

O concerto foi um marco histórico na britpop - no ano seguinte, Liam Gallagher e a sua noiva de então, Patsy Kensit, dariam rosto à expressão Cool Brittania, numa hoje icónica capa da Vogue. À altura, foram milhares aqueles que, sem bilhete, se juntaram para ouvir o concerto na rádio. Ainda hoje, há quem garanta que foi o melhor concerto que já viu.