Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Amy Winehouse

Fundação Amy Winehouse abre centro de tratamento de toxicodependentes

Objetivo é ajudar e reintegrar mulheres com problemas de alcoolismo e toxicodependência

A Fundação Amy Winehouse, criada pela família da cantora após a morte desta, irá abrir um novo centro de ajuda a mulheres com problemas de alcoolismo e toxicodependência, com vista a reintegrá-las na sociedade.

Com base na zona este de Londres, o centro em questão chamar-se-á "Amy's Place" e poderá albergar cerca de 16 mulheres. Todas as residentes participarão num "modelo de co-produção", que lhes permitirá terem o controlo partilhado dos serviços que ajudarão à sua recuperação.

De acordo com Dominic Ruffy, diretor de projeto da Fundação Amy Winehouse, não existem em Londres muitos centros de ajuda orientados especificamente para mulheres. "Há cerca de seis clínicas de recuperação só para mulheres, e há ainda menos albergues para mulheres em recuperação", disse.

O diretor salientou a importância de existirem casas exclusivas a mulheres tendo em conta "a complexidade dos problemas" que estas enfrentam, como "o abuso físico, mental ou psicológico".

Para Jane Winehouse, madrasta da cantora, o projeto "fará uma diferença profunda para muitas jovens mulheres, permitindo-lhes um espaço seguro onde poderão reconstruir as suas vidas, bem como pôr em prática todo o conhecimento que adquiriram ao longo da sua reabilitação", afirmou.