Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Tem mau gosto musical? A culpa pode ser dos seus pais

Um estudo do MIT mostra que a forma como somos educados na infância tem influências no futuro

Gosta mais de rock que de pop? Mais de música electrónica que de clássica? A razão para isso pode estar nos seus pais, revela um novo estudo realizado pelo MIT.

De acordo com o mesmo, a cultura no qual somos criados tem mais influência nos nossos gostos pessoais quando crescemos, por oposição a quaisquer factores biológicos. Ou seja: a culpa dos seus gostos poderá estar nos seus pais.

Segundo Josh McDermott, autor do estudo, "existe uma diferença cultural profunda na forma como as pessoas respondem a sons consonantes e dissonantes", isto é, às harmonias e aos "ruídos".

O estudo baseou-se numa tribo indígena da Bolívia, os Tsimane, que expressam "música" de uma forma considerada pouco ortodoxa para o mundo ocidental: em vez de utilizarem os sons de uma forma harmoniosa, expressam-nos à vez.

Confrontados com três tipos diferentes de música - harmoniosa, dissonante, e a sua própria música - os membros da tribo, apesar de terem conseguido distinguir entre tons, não demonstraram qualquer preferência pelos sons consonantes e dissonantes.

Ou seja, as suas preferências não são inatas; advêm da forma como foram criados. "A cultura tem [por isso] um papel dominante no que toca à formação de respostas estéticas à música", lê-se ainda no estudo em questão.