Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Ouvir música triste faz com que nos sintamos melhor?

Um novo estudo mostra aquilo que se passa nos nossos cérebros quando ligamos a música que ouvimos ao nosso estado emocional

Não é raro ouvir música mais triste quando passamos por esse estado de espírito. E, agora, um novo estudo mostra que fazê-lo pode, até, melhorar os nossos humores.

De acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Durham, no Reino Unido, e da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, escutar música melancólica quando estamos tristes pode providenciar prazer, em vez de, simplesmente, nos deprimir ainda mais; isto porque esta música poderá despertar em nós memórias positivas, que ajudarão a elevar o espírito.

O estudo incidiu sobre 2.436 pessoas, sendo que as reacções mais analisadas foram prazer, conforto e dor - emoções que podem ser explicadas pelas memórias levantadas pela música, que podem tanto ser alegres como tristes.

Segundo o psicólogo Adrian North, que não esteve envolvido no estudo, haverá duas possíveis explicações: psicologia social (sentir-nos-emos melhor connosco próprios se soubermos de alguém que esteja pior que nós) ou neurociência cognitiva (a música melancólica estará ligada a uma hormona, a prolactina, que ajuda a "curar" a tristeza).

A única coisa certa é que ouvir música triste não resultará com toda a gente; há quem veja canções mais tristes como sombrias e negativas, trazendo más memórias em vez das boas memórias necessárias.