Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu Alan Vega

Vocalista dos Suicide tinha 78 anos e morreu de causas naturais

Morreu Alan Vega, vocalista dos Suicide. Tinha 78 anos.

A notícia da sua morte foi avançada pelo também músico Henry Rollins, através do website deste. Rollins partilhou uma nota da família de Vega onde esta dá conta de que o músico "morreu tranquilamente, durante o sono".

Juntamente com o teclista Martin Rev, Alan Vega criou os Suicide nos anos 70, duo que misturava a fúria e urgência do rock com sonoridades electrónicas. Os Suicide foram, aliás, uma das primeiras bandas a descrever a sua música como "punk".

O seu álbum de estreia, editado em 1977, é hoje considerado um marco da música dita electrónica, tendo inspirado numerosos artistas, de géneros como o house, o techno ou o electroclash.

Para além dos Suicide, Alan Vega lançou vários discos a solo, destacando-se o seu álbum homónimo de 1980 (de onde os LCD Soundsystem retiraram "Bye Bye Bayou", canção várias vezes tocada pela banda de James Murphy) e Saturn Strip, de 1983, produzido por Ric Ocasek (The Cars).

Vega não era apenas músico: deixou também trabalhos em outros campos artísticos como a pintura ou a escultura. Em 2012, o nova-iorquino sofreu um AVC que o deixou bastante debilitado, tendo-se mantido afastado dos holofotes desde então.