Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

E se não fosse preciso levar dinheiro para os festivais? Esse dia pode estar próximo

Em breve será possível ligar a pulseira do festival ao cartão de crédito pessoal

Abomina as filas para as caixas multibanco, nos festivais de verão? Então esta notícia é para si; em breve, poderá não ser necessário levar qualquer dinheiro para os mesmos.

Tudo porque pode estar para breve a introdução de pulseiras RFID - acrónimo de radio-frequency identification - que poderão ser ligadas ao cartão de crédito pessoal, permitindo assim que qualquer pessoa possa pagar o que seja dentro do festival com o pulso e não com a carteira.

Nos últimos anos, este tipo de pulseiras tem sido utilizado, sobretudo, para impedir a candonga e a venda de bilhetes falsos, mas crê-se que em breve poderão ser adaptadas a qualquer coisa.

Já há festivais em Portugal que utilizam este tipo de tecnologia para fazer pagamentos; o LISB-ON é um exemplo disso. Mas, aí, os festivaleiros têm de carregar a pulseira com um determinado valor para que possam consumir; não está ainda disponível o sistema de ligação direta à conta bancária.

A tecnologia prevê ainda que as filas nas zonas de restauração passam a diminuir cada vez menos; estima-se que, com transacções em dinheiro vivo, uma compra demore cerca de 50 segundos, por oposição aos 10-15 segundos que demora com este sistema.