Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Este é o álbum mais vendido de sempre no Reino Unido

Foram recentemente revelados os 60 álbuns mais vendidos no Reino Unido, como forma de celebrar os 60 anos dos topes de vendas naquele país

A Official Charts Company, que compila os topes de vendas no Reino Unido, celebrou os 60 anos dos mesmos com uma lista dos 60 álbuns mais vendidos de sempre naquele país.

A lista permitiu descobrir qual é o álbum mais vendido de sempre no Reino Unido, e o mesmo poderá causar alguma surpresa, visto tratar-se de uma compilação e não de um álbum per se: trata-se de Greatest Hits, dos Queen, lançada em 1981.

À compilação, que é o único álbum a vender mais de seis milhões de cópias naquele país, segue-se outra; Gold: Greatest Hits, dos ABBA, que vendeu 5,2 milhões de cópias. O pódio é completado por Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, que vendeu 5,1 milhões de unidades.

O álbum mais recente desta lista é 21, de Adele, editado em 2011, que ocupa a quarta posição. O seu sucessor, 25, editado em novembro do ano passado, ocupa o 27º lugar. O artista mais representado nesta lista é Robbie Williams: tem dois dos seus álbuns a solo, bem como um dos Take That (Progress) e uma compilação (Never Forget – The Ultimate Collection), aqui presentes.

O primeiro top de álbuns no Reino Unido foi criado a 22 de julho de 1956, sendo que o primeiro número um de sempre pertenceu a Frank Sinatra, com Songs For Swingin’ Lovers.

Eis o top 10 dos 60 álbuns mais vendidos de sempre no Reino Unido:

1. Queen, Greatest Hits
2. Abba, Gold: Greatest Hits
3. The Beatles, Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band
4. Adele, 21
5. Oasis, (What's The Story) Morning Glory
6. Michael Jackson, Thriller
7. Pink Floyd, The Dark Side Of The Moon
8. Dire Straits, Brothers In Arms
9. Michael Jackson, Bad
10. Queen, Greatest Hits II