Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

2014

NPG Records

Guitarra amarela de Prince foi vendida por 137 mil dólares

O comprador é dono da equipa de futebol americano Indianapolis Colts

A famosa guitarra amarela de Prince, "Yellow Cloud", usada pelo músico nos anos 90, foi vendida num leilão, realizado no sábado pela Heritage Auctions, por mais de 137 mil dólares (aproximadamente 125 mil euros).

O instrumento, personalizado e criado para Prince pela empresa de Minneapolis Knut-Koupee, foi adquirido por Jim Irsay, dono do clube de futebol americano Indianapolis Colts e colecionador de memorabilia musical. Na sua coleção, tem guitarras de Bob Dylan e John Lennon e uma bateria que pertenceu a Ringo Starr.

No comprovativo de autenticidade do instrumento, o ex-técnico de guitarra de Prince diz: "esta guitarra Yellow Cloud foi a guitarra principal do Prince e usada em grande parte dos seus primeiros vídeos, digressões e álbuns. Entre 1988 e 1994".

"Em 1994, partiu o braço da guitarra num programa de televisão francês", acrescenta ainda sobre a história do instrumento, "depois de regressar aos Estados Unidos eu reparei-o e instalei o primeiro [tremolo] Floyd Rose que o Prince alguma vez usou. E depois usou-a nas gravações de mais álbuns, até ao nascimento da guitarra symbol".

Guitarra Yellow Cloud

Guitarra Yellow Cloud

Getty Images