Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Rio de Janeiro capital do rock? Tóquio do techno? Cidade do México da música alternativa? Está tudo no Last.fm

A plataforma atingiu recentemente os 100 mil milhões de audições e criou um gráfico com algumas curiosidades interessantes

O Last.fm, uma plataforma / rede social que permite partilhar e agregar o que estamos a ouvir com o mundo inteiro, já leva 14 anos de existência, e chegou esta semana aos 100 milhões de faixas escutadas.

Como forma de assinalar esse marco, a empresa criou um gráfico onde revela algumas curiosidades interessantes acerca dos hábitos musicais dos seus utilizadores.

Por exemplo, os dados do Last.fm permitem a elevação de Sófia, capital da Bulgária, ao estatuto de capital mundial do metal; ou seja, há nesta cidade mais ouvintes - e mais plays - deste género do que em qualquer outro lugar do planeta.

Os mesmos dados permitem definir o Rio de Janeiro como a capital mundial do pop/rock, pelos mesmos motivos, Tóquio como a do techno e, curiosamente, a Cidade do México como a capital da música alternativa. Mais estranho: Hamburgo, na Alemanha, é a capital da música country...

Contudo, estes não foram os únicos dados revelados pelo Last.fm. A plataforma revelou também que o álbum mais "rodado" entre os utilizadores da rede é o disco de estreia dos britânicos The xx, ao mesmo tempo que permitiu encarar Lady GaGa como o maior "prazer culpado": "Poker Face", "Bad Romance" e "Born This Way" são, respectivamente, a primeira, segunda e terceira canções mais "apagadas" das listas pessoais dos utilizadores. Confira aqui todos os dados revelados pela plataforma.