Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Sérgio Praia como António Variações

“Variações, de António”, peça sobre António Variações, estreia hoje em Lisboa

Monólogo protagonizado pelo ator Sérgio Praia chega ao palco do Teatro Municipal São Luiz

O espetáculo "Variações, de António", sobre António Variações, estreia hoje à noite (22h00) no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa. A peça, um monólogo, é encenada pelo cineasta Vicente Alves do Ó, e protagonizada pelo ator Sérgio Praia. Fica em cena até 10 de julho e os bilhetes custam €12,00.

Na apresentação, lê-se: "António e Amália estão prestes a cantar no mesmo palco. Faltam poucas horas. Será um dos momentos mais importantes na vida do cantor, barbeiro, esteta, lisboeta minhoto e minhoto universal, que nunca foi uma coisa só, mas sim um homem de muitas variações com nome de santo".

Em declarações ao Diário de Notícias, o ator explica: "eu já estava apaixonado pelo António e senti que tinha de fechar este ciclo. Tinha a personagem na cabeça há muito tempo, precisava de pô-la em prática. Então, pensei em convidar alguém para trabalhar comigo e escrever um texto para o palco. Mas tinha de ser alguém humilde, porque essa simplicidade que eu vejo no António é algo essencial". Foi então que Vicente Alves do Ó entrou no projeto.

A pesquisa levou-os a ler o que se foi escrevendo ao longo dos anos sobre Variações e também a falar com família e amigos: "uma das coisas que percebemos é que há muita gente que diz que conhece o António mas afinal não o conhecia assim tanto".

A peça centra-se num momento da vida de Variações: o dia 26 de maio de 1983, quando o músico assegurou a primeira parte de um espetáculo de Amália Rodrigues, seu grande ídolo, na Aula Magna. O monólogo é ficcional e decorre depois do ensaio para o espetáculo, imaginando que Variações pediu para ficar sozinho em palco.