Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Guitarra amarela de Prince e cabelo de Bowie vão a leilão

Guitarra usada no vídeo de "Cream" e cabelo que serviu de molde a figura de cera de Bowie vão mudar de mãos

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Uma guitarra amarela, de Prince, e uma melena de cabelo de David Bowie vão a leilão, hoje e amanhã, respetivamente.

A guitarra é a usada no vídeo de «Cream», em 1991, e estava nas mãos de um fã há um ano. O admirador de Prince comprou-a nessa altura, também num leilão.

A base de licitação da guitarra é de cerca de 27 mil euros, valor pelo qual o fã a comprou - ao Guardian, o homem garantiu ainda que não a usou, tirando apenas fotos ao lado do instrumento.

Segundo Greg Holman, especialista em cultura pop da casa de leilões Heritage, esta guitarra amarela, construída propositadamente para Prince em 1989, é "um pedaço incrível da história da música".

Prince deixou de a tocar quando o braço do instrumento se partiu durante uma atuação num programa de televisão em França, em 1994.

Igualmente desaparecido este ano, David Bowie também estará representado nos leilões deste fim de semana: pelo disco de ouro de Let's Dance, por vários desenhos assinados por si e por uma mecha de cabelo, loura, cortada em 1983.

Foi a mulher que fez a peruca da figura de cera de David Bowie no museu Madame Tussauds, em Londres, que guardou o cabelo até hoje e o cedeu à casa de leilões.

O lote de objetos relativos a Bowie tem uma base de licitação de 2100 euros e os peritos acreditam que a melena de cabelo possa ser vendida por dezenas de milhares de euros, batendo, tal como a guitarra de Prince, vários recordes.