Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Os Radiohead querem o público de telemóveis na mão, durante os concertos

A banda britânica quer que os seus fãs transmitam os concertos através do telemóvel, para todo o mundo

A questão do uso do telemóvel durante um concerto tem dado que falar nos últimos anos. No grande público, há quem ache o erguer do smartphone, com o intuito único de filmar a atuação, uma praga; do outro lado, os fãs-realizadores evocam o seu direito de poder levar uma memória para casa e partilhá-la com quem quiserem.

Mesmo entre artistas existe essa discussão. Há quem proíba determinantemente o uso de telemóveis durante o espetáculo (e há mesmo festivais inteiros que o fazem), e há quem tome uma atitude mais relaxada. Mas "relaxamento" não é "encorajamento"; tal é uma novidade, e parte dos Radiohead.

De acordo com a Pitchfork, a banda disponibilizou ligações Wi-Fi ao público durante o seu último concerto, no festival islandês Secret Solstice, de forma a ajudar os fãs a transmitir o espetáculo via Periscope. O objetivo, segundo a banda, é permitir que o concerto chegue a milhares de fãs espalhados por todo o mundo, através de partilhas e/ou visualizações.

A ideia foi, naturalmente, bem aceite pela audiência islandesa - são vários os vídeos da atuação dos Radiohead naquele país que têm circulado pelas redes sociais. Veja aqui alguns deles: