Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Charlie Puth no Rock in Rio - Lisboa

Rita Carmo

Farto de telemóveis a bloquear-lhe a vista em concertos? Alicia Keys e Guns N' Roses têm a solução

"Bolsas bloqueáveis" já começaram a ser distribuídas em espetáculos que passam a ter, assim, zonas onde o uso de telefones e outros aparelhos que captam imagem não é permitido

Artistas como Alicia Keys, Guns N' Roses ou Lumineers estão a testar um novo sistema que impede a utilização de telemóveis e outros aparelhos que permitam captação de imagem em concertos.

"Bolsas bloqueáveis", criadas pela empresa Yondr, são distribuídas no início dos espetáculos com o intuito de fazer com que as pessoas prestem atenção ao que se passa em palco, criando assim zonas livres de telemóveis nos recintos.

As bolsas têm três tamanhos diferentes e são entregues aos espectadores à entrada de zonas específicas. Os aparelhos são trancados e as bolsas entregues às pessoas, pelo que se tiverem de receber ou fazer uma chamada terão de abandonar a zona onde se encontram.

Graham Dugoni, fundador da Yondr, defendeu, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, "é uma falácia pensar que conseguimos experienciar alguma coisa e documentá-la ao mesmo tempo, apesar do que a Google e a Apple dizem. Quando usa o seu telefone para gravar alguma coisa ou está a mandar mensagens não está realmente ali. A sua mente está noutro sítio".

"Por mais bizarra que seja a experiência de estar num concerto por trás de um mar de smartphones, é ainda mais estranho para os artistas ver esse mar de smartphones", defende ainda o empresário, "geralmente as pessoas não se soltam porque têm medo de aparecer no YouTube e terem de ser responsabilizadas pelo que fazem a toda a hora. O Yondr liberta as pessoas".