Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Brexit: Como votam os músicos

Realiza-se hoje o referendo que determinará se o Reino Unido continua ou não na União Europeia

Após uma campanha vigorosa - e infelizmente manchada pelo homicídio da Trabalhista Jo Cox - os britânicos vão hoje às urnas para decidir, através de um referendo, se o país deverá ou não continuar na União Europeia.

As últimas sondagens apontavam para um empate entre aqueles que querem ficar na UE (Remain) e os que pretendem sair (Brexit). Logo à noite, saber-se-á qual será o futuro tanto do Reino Unido como da própria União.

Se dependesse dos músicos, contudo, o Reino Unido permaneceria na União. É essa a opinião veiculada por nomes como Four Tet, Portishead, Brian Eno ou Johnny Marr.

Four Tet (de seu nome real Kieran Hebden) apelou ao voto no Remain, através do Twitter, tal como Brian Eno, que questionou as motivações, políticas e não só, daqueles que querem sair da União: "parece que há pessoas muito ricas ansiosas por sair da União Europeia. Porquê?".

Já os Portishead homenagearam Jo Cox partilhando nas redes a sua versão de "SOS", dos ABBA, e Johnny Marr comparou Nigel Farage - líder do partido de extrema-direita UKIP, que apela à saída do país da UE - ao nazismo.

Artistas como Disclosure, Alt-J, Jessie Ware, Billy Bragg e Elton John, bem como a organização do festival de Glastonbury e a editora Young Turks, também irão votar pela permanência.

Veja aqui alguns dos apelos dos músicos britânicos ao voto no Remain:

Instagram
Instagram