Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Jack White

Estes pesos-pesados da música assinaram uma petição contra o Youtube

Depois de Taylor Swift e Paul McCartney, também Jack White, Beck e Lady Gaga se juntaram à causa

Jack White, Beck e Lady Gaga são só alguns dos artistas que assinaram recentemente uma petição, dirigida ao Congresso norte-americano, em que pedem a aprovação de medidas que protejam melhor os seus direitos de autor.

O alvo destes artistas é, concretamente, o Youtube. Visto que o serviço não pode ser responsabilizado por aquilo que os seus utilizadores colocam online, esta lacuna tem possibilitado o aparecimento de inúmeros conteúdos que violam o copyright, já que o YouTube não consegue "policiar" tudo aquilo que é carregado.

A petição diz também que o "buraco na lei" "permitiu às grandes empresas tecnológicas gerar lucros enormes, facilitando aos consumidores o transporte de quase todas as canções gravadas ao longo da história no seu bolso, através de um smartphone, enquanto os salários dos músicos e dos artistas continuam a diminuir".

Entre os 180 artistas e figuras da indústria que a assinaram contam-se também, por exemplo, os U2, Guns N’ Roses, Pharrell, Ryan Adams, Kings Of Leon, Trent Reznor, Fleetwood Mac, The Black Keys, David Byrne, Krist Novoselic e Miguel.