Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Led Zeppelin

Julgamento dos Led Zeppelin começa a ficar feio

John Paul Jones e um musicólogo foram chamados a testemunhar pela defesa mas o que disseram prejudicou mais do que ajudou

O julgamento de Jimmy Page e Robert Plant, acusados de plágio devido a "Stairway to Heaven", continuou na passada sexta-feira. O baixista e teclista dos Led Zeppelin, John Paul Jones, e o musicólogo Lawrence Ferrara foram chamados a depor pela defesa mas os seus testemunhos prejudicaram mais do que ajudaram os dois elementos da banda.

Jones quis defender que os colegas nunca tinham ouvido o tema "Taurus", o instrumental dos Spirit que deu origem ao caso, mas quando questionado sobre declarações que fez numa entrevista à BBC em 1972, o músico deixou dúvidas no ar.

Supostamente, Page e Plant terão composto o início de "Stairway to Heaven" numa casa de campo nas montanhas do país de Gales: "estávamos todos no campo em Headley Grange quando eles voltaram das montanhas galesas com a introdução de guitarra, verso e talvez mais", disse Jones à BBC. Agora, em tribunal, o músico disse "parecia que eu estava a fazer uma suposição. Estava a fazer uma suposição".

Questionado também sobre se alguma vez tinha visto os Spirit ao vivo, o músico disse que antes de a banda compor "Stairway to Heaven" "nunca tinha ido a concertos de rock, só aqueles onde tinha tocado com os Led Zeppelin".

Lawrence Ferrara, professor de música e musicólogo, foi chamado para demonstrar que "Stairway to Heaven" é tão parecido com "Taurus" como com uma série de outras composições musicais mais antigas do que qualquer uma das canções.

Primeiro, Ferrara tocou os dois temas e repetiu várias vezes que eram "dramaticamente diferentes", depois mostrou semelhanças entre "Stairway to Heaven" e "Insensatez" de Tom Jobim, "My Funny Valentine" de Richard Rodgers e Lorenz Hart e o tema folk "To Catch a Shad".

A intenção era provar que as técnicas musicais utilizadas em "Taurus" e "Stairway to Heaven" não são originais, mas segundo a Rolling Stone, "para alguns ouvidos, sugeriu outra possibilidade - que os Led Zeppelin não tiveram problemas em se apropriar de pedaços de composições que já existiam no processo de composição que deu origem a 'Stairway to Heaven'".

Robert Plant poderá já não ser chamado a depor, visto que o tempo que a acusação tinha para defender o seu caso chegou ao fim com as perguntas colocadas a John Paul Jones.