Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Jimmy Page nega ter plagiado “Stairway To Heaven”

O músico foi ontem ouvido em tribunal, relativamente ao processo que irá determinar se os Led Zeppelin são culpados de plágio

O guitarrista dos Led Zeppelin, Jimmy Page, garantiu ontem em tribunal nunca ter ouvido "Taurus", canção dos Spirit que a banda britânica é acusada de ter plagiado na composição de um dos seus maiores êxitos, "Stairway To Heaven".

"Algo do género ficar-me-ia na cabeça, mas [essa canção] é-me estranha", declarou Page. O músico, bem como os antigos colegas, está a braços com um processo judicial que determinará se os Led Zeppelin são ou não culpados de plágio. O processo foi movido pela família de Randy California, guitarrista dos Spirit falecido em 1997.

Mark Andes, ex-membro destes, havia testemunhado horas antes que os riffs eram iguais. Do lado oposto, um grupo de peritos musicais não ligados ao caso já fez saber que esta sequência melódica é "bastante comum", aparecendo em várias peças musicais ao longo dos séculos.

Andes disse ainda que as duas bandas se encontraram por mais do que uma vez, tendo os Zeppelin feito a primeira parte dos Spirit em 1968, num concerto em Denver, onde tocaram "Tauros".

Page testemunhou, contudo, que na sua coleção de discos se contam três álbuns dos Spirit - mas que só os descobriu há alguns anos, quando o seu genro lhe disse que havia várias pessoas a comparar "Tauros" e "Stairway To Heaven" na Internet.

O músico admitiu ainda que os Led Zeppelin utilizaram um riff de uma outra canção dos Spirit num medley interpretado durante a sua primeira digressão pela Escandinávia, mas disse que o ouviu na rádio e não em disco.