Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Tudo sobre o concerto que Brian Wilson vai trazer ao NOS Primavera Sound

O veterano atua no festival no Porto, esta sexta-feira. Saiba como têm corrido os espetáculos no Reino Unido e o concerto de Barcelona

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Brian Wilson está prestes a chegar a Portugal, para um concerto especial em que tocará Pet Sounds, o histórico álbum dos Beach Boys.

Antes do espetáculo no NOS Primavera Sound, no Porto, marcado para 10 de junho, contamos-lhe o que a imprensa britânica tem escrito sobre os concertos no Reino Unido.

Sobre o concerto de 22 de maio em Londres, o Guardian reporta que Brian Wilson, de 73 anos, subiu ao palco com uma banda de dez músicos, entre os quais Al Jardine, membro fundador dos Beach Boys.

"Saudado com uma ovação de pé, senta-se ao piano e fita o vazio, com ar de quem não sabe o que está aqui a fazer", pode ler-se na reportagem do Guardian, que assinala que, "mal os seus dedos tocam nas teclas", o cenário é de excelência.

"Abre o concerto com canções dos anos em que compôs e produziu nove álbuns dos Beach Boys e incontáveus singles gloriosos", pode ler-se.

"California Girls", "Little Honda", "Don't Worry Baby" e "Do It Again" são alguns desses temas.

"A voz de Wilson está um pouco gasta, e o filho de Jardine, Matt, faz muito do trabalho vocal mais pesado", escreve o Guardian, considerando a sua prestação "prodigiosa".

"Mas é quando Wilson se atira ao material mais negro, complexo e cheio de camadas de Pet Sounds que a noite ganha vida. A formidável 'God Only Knows' continua a ser uma das grandes odes pop de sempre ao amor e ao desgosto que se lhe pode seguir, parecendo quase um hino".

No encore, Brian Wilson tocou êxitos como "Good Vibrations", "Help Me Rhonda" ou "Surfin' USA".

Sobre o concerto a 27 de maio, na Escócia, o Daily Record destaca a figura "nervosa" do norte-americano e o entusiasmo dos espectadores, alguns dos quais pagaram centenas de euros por um bilhete, temendo que esta seja a última oportunidade para ver Wilson ao vivo.

Este jornal considera "sublime" a banda que acompanha o cantor, escrevendo porém que a primeira parte do concerto é um pouco longa demais, ficando aquém da segunda, dedicada a Pet Sounds.

"Se fosse mais curto, o espetáculo seria inatacável, mas ainda assim foi especial - e uma oportunidade rara de ver uma verdadeira lenda a trabalhar".

A 29 de maio, Brian Wilson tocou em Gateshead, em Inglaterra, escrevendo o Hartlepool Mail que "muito se tem dito sobre a saúde [do músico] na estrada, mas esta noite o [artista de] 73 anos está com boa voz e uma disposição marota, tocando The Monster Mash e pondo o público a cantar a canção infantil Row, Row, Row Your Boat".

No passado fim-de-semana, Wilson atuou no Primavera Sound Barcelona. Pode ler aqui a reportagem BLITZ.