Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

NOS Primavera Sound: o que esperar dos concertos de Brian Wilson ou PJ Harvey?

A BLITZ assistiu em Barcelona aos concertos mais aguardados do festival do Porto e faz agora uma antevisão. Sigur Rós, Savages e Air também estarão em destaque

O NOS Primavera Sound começa amanhã no Parque da Cidade, no Porto, e durante três dias vai receber atuações de artistas como Brian Wilson, PJ Harvey, Air, Sigur Rós ou Savages. A BLITZ esteve em Barcelona, no "irmão mais velho" do festival, e assistiu a alguns dos concertos mais aguardados.

Sigur Rós 9 junho, 22h20, Palco NOS
A banda islandesa deu o primeiro concerto da digressão que marca o regresso aos palcos depois de um período de afastamento, no Primavera Sound Barcelona e além de estrear uma nova canção ("Óveður") mostrou também um incrível novo espetáculo de luzes e novas roupagens de canções bem conhecidas dos fãs, como "Starálfur", "Kveikur" ou "Ný Batterí". Veja abaixo a gravação ao vivo da nova canção e siga o link para ler a reportagem do concerto em Espanha.

Savages 10 junho, 21h25, Palco Super Bock
A verdade é que elas passam a vida em Portugal, mas o concerto bombástico que deram em Barcelona só pode significar que vão dar tanto ou mais no Porto. Jehnny Beth mostrou-se imparável, cantando literalmente nas mãos dos fãs e fazendo crowd surf várias vezes, apresentando a banda versões bem musculadas de temas como "Husbands", "The Answer" ou "Fuckers". Veja abaixo um excerto do concerto em Espanha e siga o link para ler a reportagem e ver as imagens.

Brian Wilson 10 junho, 20h00, Palco NOS
O que está prometido é que apresente o mítico álbum Pet Sounds, editado há 50 anos com os seus Beach Boys, de fio a pavio, mas o espetáculo que o músico norte-americano apresentou em Espanha foi bem além disso. Numa das atuações mais participadas de todo o festival de Barcelona, que atraiu pessoas de todas as idades, Wilson e a sua banda apresentaram também alguns dos temas mais conhecidos dos Beach Boys (casos de "Surfin' U.S.A.", "Good Vibrations" ou "I Get Around") e uma versão surpresa de "Monster Mash". Veja o vídeo abaixo e siga o link para ler a reportagem e ver as imagens do concerto.

PJ Harvey 10 junho, 22h35, Palco NOS
Com o novo álbum, The Hope Six Demolition Project, ainda bem fresquinho, os fãs que não esperem grandes inscursões pelo passado mais longínquo. O início do espetáculo em Barcelona foi totalmente dedicado às novas canções, com a artista a recuar eventualmente ao registo anterior, Let England Shake. De discos mais antigos, apresentou apenas "To Bring You My Love", "Down By the Water" e "50th Queenie", guardadas todas praticamente para o final da atuação. Veja abaixo um vídeo do concerto e siga o link para ler a reportagem e ver as fotos.

Air 11 junho, 22h30, Palco NOS
A celebrar 20 anos de carreira, os franceses Air subiram ao palco do Primavera Sound de Barcelona ao final da tarde e em modo best of, apresentando os seus temas mais emblemáticos. De "Sexy Boy" a "Kelly Watch the Stars", passando pelo instrumental "Highscool Lover" ou o primaveril "Cherry Blossom Girl", o duo encheu o festival com a sua melancolia. Veja o vídeo abaixo e siga o link para ler a reportagem e ver as fotos.