Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Raridades em vídeo! Led Zeppelin e Pink Floyd como, provavelmente, nunca os viu

Veja aqui dois vídeos das míticas bandas, no auge das suas respectivas carreiras

O ano era 1969: os Led Zeppelin editavam os seus dois primeiros álbuns, no espaço de apenas dez meses, e começavam a criar uma história que se tornou imprescindível para fãs de rock do mundo inteiro. Uma história que, ao contrário da revolução, passou também na televisão.

A segunda aparição televisiva da banda britânica aconteceu na Dinamarca, tendo sido a primeira em que os Led Zeppelin tocaram ao vivo perante uma audiência, em estúdio - e não em modo playback.

Os espectadores da TV Byen puderam ver e ouvir, desse modo, os Led Zeppelin a mostrar toda a força de canções como "Communication Breakdown", "Dazed And Confused", "Babe I'm Gonna Leave You" e "How Many More Times", que os tornaria estrelas ao longo da década de 70.

Três anos depois, os Pink Floyd subiriam a um palco montado no Estádio Olímpico de Amesterdão para atuar no Amsterdam Rock Circus, festival que ali se realizou e que contou também com nomes como Dr. John e Donovan.

Ainda numa fase pré-Dark Side of the Moon, os Pink Floyd assinalaram um concerto que a opinião da época descreve como "notável", sendo de salientar as interpretações de "Atom Heart Mother" (que foi aqui tocada pela última vez ao vivo) e "Careful With That Axe, Eugene".

As imagens, ainda que não tenham a qualidade desejada, sobreviveram ao teste do tempo - bem como o áudio, daquele que é um dos concertos dos Pink Floyd mais "pirateados" (por via de bootlegs) de sempre.