Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

C4 Pedro

Outras latitudes no festival O Sol da Caparica

C4 Pedro, Nelson Freitas e Elida Almeida: a música com ligações a África faz parte do universo cultural do festival da Margem Sul do Tejo

Ao longo dos anos, as aproximações da música que se faz em Portugal à música que sempre se fez em África têm sido incontáveis.

Em 2016, África estará presente no mapa musical do Sol da Caparica, com artistas como Elida Almeida, C4 Pedro ou Nelson Freitas a trazerem novas maneiras de sentir Cabo Verde e Angola.

Há um ano, Elida Almeida editou o seu mais recente trabalho na Europa, levando depois a sua música a muitos palcos prestigiados do mundo. O público português já lhe conhece bem a voz, já que “Nta Konsigui”, o primeiro single de Ora Doci Ora Margos, e “Tomam El” foram temas seus escolhidos para integrar a banda sonora da telenovela A Única Mulher. “Joana” teve direito a videoclipe realizado por João Botelho.

Nelson Freitas, por sua vez, tem uma carreira de quase duas décadas, projetada primeiro a partir da Holanda e, mais recentemente, graças ao sucesso de “Bô Tem Mel”, traduzido em inúmeros concertos: “2014 foi muito importante”, explica o cantor, “foi um ano onde aprendi muito. O ano em que fiz mais concertos na minha vida”. Em Portugal passou pelo Coliseu dos Recreios e pelo MEO Arena. Em 2015 surgiu “Miúda Linda”, o cartão-de-visita para o mais recente trabalho de Nelson Freitas, Four.

C4 Pedro é um nome firme no panteão angolano, que sozinho esgotou importantes salas em Lisboa. Em Janeiro deste ano anunciou a sua aliança à Sony Music. Já fruto dessa aliança, “Estragar” com a participação de Agir, tem agitado pistas de dança.

Paralelamente, saliente-se o regresso d'A Monstra ao festival. A Monstra, que promove todos os anos o festival de cinema de animação com o mesmo nome, garante uma seleção de 200 filmes que serão exibidos entre concertos.

O Sol da Caparica tem lugar no Parque Urbano da Costa de Caparica de 11 a 14 de agosto. Veja aqui a programação:

11 de agosto
O Rappa
Orelha Negra
C4 Pedro
Deolinda
Mão Morta
Marta Ren

12 de agosto
The Gift
Mundo Segundo & Sam The Kid
Aurea
Diogo Piçarra
Cristina Branco & Mário Laginha
Elida Almeida

13 de agosto
Rui Veloso
Ana Moura
DJ Zé Pedro
Nelson Freitas
X-Wife
We Trust

14 de agosto
A anunciar

Os bilhetes custam de 15 euros (bilhete diário) a 35 euros (passe).