Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Rammstein encarnam terroristas suicidas na próxima digressão

A banda alemã apresentou em Berlim o espetáculo da nova digressão. O clube português de fãs esteve presente e conta o que viu

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Os Rammstein iniciam a 2 de junho uma digressão europeia, durante a qual tocarão em cerca de 20 festivais.

O novo espetáculo foi apresentado numa espécie de ensaio para o qual foram convidados clubes de fãs de vários países, incluindo o português.

Em Berlim, a 26 e 28 de maio, alguns fãs portugueses assistiram então a estes concertos na sala Black Box Music. Na plateia estiveram cerca de 500 espectadores, entre jornalistas, fãs, amigos da banda e vencedores de passatempos.

Segundo o clube de fãs de Portugal, as novidades dos Rammstein para os concertos de 2016 são “Hallelujah”, “Zerstören”, “Seemann”, “Stripped” e um tema inédito, que abriu o espetáculo.

Os seguidores da banda escrevem, numa mensagem enviada à imprensa, que o palco desta digressão é "semelhante ao da digressão anterior, mas com várias novidades a nível de design de luzes".

"Assim que se ouviram os primeiros acordes de guitarra, Paul Landers e Richard Z. Kruspe começaram a descer do topo do palco em duas plataformas que sustentavam um conjunto de luzes. Till Lindemann surge alguns momentos depois, de sobretudo e cartola na cabeça, que atira para o ar, fazendo-a explodir e dissipar-se ao mesmo tempo. O vestuário da banda é também em tudo semelhante à última digressão 2011-2013, com ligeiras alterações de pormenores mas mantendo a 'linha' que nasceu em 2004 com a tour Reise, Reise", informam os fãs.

No novo espetáculo, um momento deverá causar polémica, alerta o grupo Rammstein Portugal.

"A estreia de “Zerstören” ao vivo será certamente o ponto mais polémico desta digressão, para quem não estiver habituado ao humor dos Rammstein. A performance poderá ser uma resposta satírica aos recentes atentados terroristas na Europa. Till Lindemann surge de turbante e túnica castanha. Mesmo no final da canção, o vocalista liberta-se da túnica, deixando à vista de todos um grande cinto de explosivos que não demora a rebentar. Após a explosão, muito forte por sinal – para quem estiver na primeira fila, Till desaparece deixando apenas uma nuvem de fumo no centro do palco", escrevem os admiradores dos alemães, que informam também que este foi o alinhamento do concerto-ensaio.

1. Ramm-4 (título provisório)
2. Reise, Reise
3. Hallelujah
4. Zerstören
5. Keine Lust
6. Feuer frei!
7. Seemann
8. Ich tu dir weh
9. Du riechst so gut
10. Mein Herz brennt
11. Links 2-3-4
12. Ich will
13. Du hast
14. Stripped

15. Ohne dich
16. Engel
17. Sonne

Foto: RammsteinWorld