Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Facebook Vagos Open Air

Sabe quantas bandas de heavy metal há na Europa por cada milhão de habitantes? Este mapa explica

Jakub Marian, matemático e linguista checo, criou um mapa que mostra a densidade de bandas de metal por país

Se sempre quis saber qual a densidade de bandas de heavy metal em cada país europeu, este mapa é para si. Um linguista e matemático checo, Jakub Marian, fez um estudo sobre o número de bandas do género no continente e chegou a algumas conclusões interessantes.

Para começar, o elevado - e também óbvio - número de bandas de heavy metal por cada milhão de habitantes nos países escandinavos. A Finlândia leva o troféu, com 630 bandas por 1 milhão de habitantes (sendo que a sua população é de 5 milhões e meio), seguindo-se a Suécia, com 428.

Marian chegou a estes números recorrendo ao website Encyclopedia Metallum, que lista as bandas de heavy metal existentes em cada país, e dividindo depois esse número pelo total da população.

É no leste europeu que se encontram os números mais baixos: a Turquia, por exemplo, só tem seis bandas de heavy metal por cada milhão de habitantes. A Albânia tem apenas quatro.

E Portugal? Está bem representado. Por cada milhão de habitantes, o nosso país tem cerca de 112 bandas de heavy metal, quase o dobro da vizinha Espanha. Veja aqui o mapa: