Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Robert Plant

Concerto de Robert Plant cancelado devido ao julgamento de “Stairway to Heaven”

O músico dos Led Zeppelin não poderá atuar num espetáculo de beneficência porque estará em tribunal

A atuação de Robert Plant num espetáculo pelos refugiados no Reino Unido, que decorreria no âmbito do Meltdown Festival, foi cancelada porque o músico dos Led Zeppelin estará em tribunal. O músico enfrenta, com a banda, nos Estados Unidos, acusações de plágio respeitantes ao sucesso "Stairway to Heaven".

A audiência, que opõe a banda aos herdeiros do guitarrista Randy California, dos Spirit - que alegam que os momentos iniciais do clássico de 1971 foram roubados ao tema "Taurus", editado pelos Spirit um ano depois mas composto em 1968 - começa a 14 de junho em Los Angeles.

Tanto Plant como o o guitarrista Jimmy Page gravaram os seus testemunhos em vídeo, mas terão mesmo de estar presentes em tribunal - o baixista John Paul Jones comparecerá apenas como testemunha da defesa, visto que as acusações contra si caíram numa audiência pré-julgamento. Caso sejam considerados culpados, poderão ter de pagar 40 milhões de dólares (36 milhões de euros).

A atuação de Plant, integrada no concerto "The Boat We're In", estava marcada para dia 19 de junho no festival britânico, com o intuito de chamar à atenção para a questão dos refugiados.