Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Festivais franceses cancelam concertos dos Eagles of Death Metal

Em causa estão declarações recentes de Jesse Hughes sobre os atentados de Paris

Os Eagles of Death Metal já não se apresentarão nos festivais franceses Rock En Seine e Cabaret Vert, nos quais tocariam no próximo mês de agosto. Em causa estão declarações recentes do vocalista e guitarrista Jesse Hughes.

Meses após ter dito que parte do staff do Bataclan sabia de antemão dos atentados de Paris, o músico norte-americano afirma agora ter visto "terroristas" na sala parisiense antes do concerto, bem como "muçulmanos a festejar nas ruas" após os ataques.

Nessa mesma entrevista, à Taki's Magazine - uma revista de carácter conservador, que se viu envolta em polémica após apoiar o partido grego de extrema-direita Aurora Dourada -, Hughes diz ainda que "o islão não é uma religião, é uma ideologia" e que os ataques se deram por "inveja árabe". "Quando um muçulmano vê um americano convencido, com tatuagens, fica a olhar para ele", disse.

Tais declarações não caíram bem entre os organizadores de ambos os festivais, que numa declaração conjunta afirmaram estar "em total desacordo com as alegações recentes de Jesse Hughes", de imediato cancelando as atuações dos EoDM.