Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Livro/DVD de Bernardo Sassetti apresentado hoje

Unreal - Sidewalk Cartoon será apresentado hoje ao final da tarde, em Lisboa

O livro e DVD Unreal - Sidewalk Cartoon, de Bernardo Sassetti, músico e compositor falecido em maio de 2012, é apresentado hoje, às 19:00, no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa.

O livro, reeditado pela Casa Sassetti e as Edições Guilhotina, é apresentado na mesma sala onde Sassetti estreou Unreal.

"Unreal - Sidewalk Cartoon, com toda a justiça, há muito que se encontrava esgotado. Unreal - Sidewalk Cartoon, com toda a justiça, volta agora a ser disponibilizado, lembrando-nos que há muito - haverá sempre muito - de Bernardo Sassetti para ser descoberto. Estaremos, felizmente, sempre a meio do caminho", afirma a associação Casa Sassetti, em comunicado enviado à agência Lusa.

O livro/DVD é apresentado pelo jornalista Gonçalo Frota, e os atores Albano Jerónimo, Filipa Leal e Sara Carinhas vão fazer leituras de excertos da obra. Ao piano, estará Filipe Raposo.

"Este olhar expandido sobre a obra resulta da parceria entre a Casa Bernardo Sassetti e as Edições Guilhotina. Unreal é também o exemplo mais acabado da forma como o humor e o absurdo circulavam com livre-passe pela obra de Bernardo Sassetti, mas igualmente a sua criação mais insuflada de referências biográficas, um gigantesco puzzle daqueles em que peças parecem nunca ser suficientes".

"Uma obra que tem vida em cada segundo; e que nos aproxima do mais apaixonado olhar sobre toda a vida à nossa volta, confundindo o irrisório e o grandioso", sublinha a associação.

Unreal foi "um livro, foi um disco, um filme e um espetáculo". Unreal - Sidewalk Cartoon foi publicado originalmente em 2006 e, segundo a mesma fonte, "terá sido a obra mais completa de Bernardo Sassetti e aquela em que o seu brilhantismo obsessivo se consumou de uma forma plena".

"Costurando as suas paixões pela música, pela fotografia, pelo cinema e pela narrativa num só objeto - com leituras autónomas -, a presente reedição junta ao livro, então lançado pelas Quasi Edições, o filme realizado também pelo músico, ajudando a compreender, de uma forma mais completa, a vastidão do gesto artístico de Unreal, resultado de três anos e meio de ideias acumuladas e interligadas".

O pianista e compositor Bernardo Sassetti morreu aos 41 anos, na sequência da queda de uma falésia, em Cascais, nos arredores de Lisboa, quando fotografava.

Bernardo Sassetti, considerado um dos mais criativos pianistas da sua geração, nasceu em Lisboa, a 24 de junho de 1970. Bisneto de Sidónio Pais e sobrinho neto de Luís de Freitas Branco, era casado com a atriz Beatriz Batarda, com quem tinha duas filhas.

Começou a estudar piano aos nove anos, tem formação clássica, mas foi no jazz que fez caminho, influenciado por Bill Evans e Keith Jarrett.

O percurso, feito desde os 18 anos, quando começou a tocar com Carlos Martins e com o Moreiras Quartet, foi transversal na música portuguesa, tendo trabalhado com músicos do jazz, fado, pop rock e hip hop.

Entre as últimas gravações do pianista contam-se Carlos do Carmo - Bernardo Sassetti, uma participação no disco Mútuo Consentimento, de Sérgio Godinho, e 3 Pianos, com Mário Laginha e Pedro Burmester.

Bernardo Sassetti tinha uma particular paixão pela imagem e pelo cinema. Trabalhou com realizadores portugueses e estrangeiros e compôs para os filmes O Talentoso Mr. Ripley, de Anthony Minguella, Alice, de Marco Martins, A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso e Um Amor de Perdição, de Mário Barroso.

A Casa Bernardo Sassetti é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em setembro de 2012, "como resposta ao vazio deixado pelo desaparecimento prematuro do artista Bernardo Sassetti", lê-se no mesmo comunicado.

A associação Casa Bernardo Sassetti "tem por missão catalogar, conservar, estudar, editar e divulgar o trabalho mais conhecido e também o trabalho inédito do artista" e "é sua intenção agilizar, desta forma, o acesso dos profissionais da música e do público em geral ao vasto espólio disponível".