Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Them Flying Monkeys são os vencedores do EDP Live Bands

Perante um júri onde, além da EDP, estavam representados a revista BLITZ, a editora Sony e a Rádio Comercial, a banda psicadélica de Sintra arrebatou o cobiçado primeiro prémio

Os sintrenses Them Flying Monkeys foram os vencedores da terceira edição do concurso EDP Live Bands numa concorrida sessão pública que teve lugar na Sala L da LX Factory na passada sexta feira. O grupo de Hugo Luzio (bateria), Francisco Dias Pereira (sintetizadores), Luís Judicibus (Voz e guitarra), Diogo Sá (guitarra) e João Tomázio (baixo) apresentou ao vivo os temas "Lonely Ground" (que consta de um primeiro EP que gravou nos estúdios Black Sheep) e "Halos" que, revelam, deverá constar do álbum que pretendem começar a gravar dentro de uma semana.

A derradeira jornada do concurso começou cedo com uma conferência para que foram convidados membros das bandas finalistas e que teve como oradores Rita Barradas, da Everything is New, Inês Pitta e Cunha, da EDP, João Pedro Sousa, da Rádio Comercial, Manuel Faria, o membro dos Trovante que há anos dirige o estúdio Indigo, Ricardo Coelho, o vocalista dos Cavaliers of Fun, vencedores da edição de 2015 do concurso, que acabam de editar o álbum de estreia, Astral Division, e ainda, em representação da BLITZ, Rui Miguel Abreu.

Os Them Flying Monkeys foram a única das oito bandas a apresentar-se com letras em inglês. O júri, para a ocasião composto por Paula Homem, da Sony, Álvaro Covões, da Everything is New, Vasco Palmeirim, da Rádio Comercial, Rui Miguel Abreu, da BLITZ, e ainda Paulo Campos Costa, da EDP, reconheceu na actuação dos Them Flying Monkeys a mais conseguida prestação da noite, atribuindo-lhes a distinção máxima que se traduzirá na gravação de um álbum para a Sony e na apresentação no cartaz da edição deste ano do festival NOS Alive, em Algés, e do espanhol BBK Live, em Bilbao.

A noite permitiu assistir a concertos dos Papillon, Brando Fel, The Pilinha, Sinecura, Via, Jacarés e Quinto Direito com estilos que oscilaram entre o ska, o rock e a soul, sempre em português. Mas no final, o prémio principal foi mesmo atribuído aos Them Flying Monkeys: "A vitória do EDP Live Bands é uma oportunidade única de valorização do nosso trabalho. As bandas participantes estão de parabéns e esperamos que a iniciativa se venha a repetir", afirmou Hugo Luzio, o baterista.