Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

China recruta para o exército... com música rap

Vídeo das forças armadas chinesas está a dar que falar

As forças armadas chinesas divulgaram esta semana um vídeo através da internet, com o objetivo de levar mais jovens a alistarem-se. Contudo, o vídeo tem sido notícia um pouco por todo o mundo... devido à sua banda-sonora, um tema rap cantado em mandarim.

A canção, cujo título se pode traduzir como "Declaração de Guerra", e seu respetivo vídeo foram partilhados através do website oficial do Exército de Libertação Popular. Não é a primeira vez que a China utiliza a música como instrumento de propaganda militar - mas, até agora, tinham apenas recorrido a canções de base orquestral e letras menos agressivas.

Tudo mudou com esta "Declaração de Guerra", que para além de mostrar jovens soldados em exercícios militares, contém versos como "A guerra pode chegar a qualquer momento. Estás pronto?". Segundo um perito em propaganda do ELP, o vídeo poderá ajudar a China a recrutar mais jovens para o exército.

Já o Coronel Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa chinês, disse esta quinta-feira em conferência de imprensa que "a juventude não é só ser-se fixe, mas também responsável pela nação e sua segurança". Veja aqui o vídeo: