Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Portugal na CEE: os GNR é que tinham razão

A banda portuense irá celebrar os 30 anos da adesão de Portugal à União Europeia com um concerto em maio

Os trinta anos da adesão de Portugal ao espaço comum europeu vão ser celebrados a 08 de maio com um concerto dos GNR com a Orquestra Geração, no Teatro Tivoli, em Lisboa, foi hoje anunciado.

O concerto, na véspera do Dia da Europa, é organizado pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, para assinalar a entrada do país na Comunidade Económica Europeia (CEE), atual União Europeia, oficializada a 01 de janeiro de 1986.

De entrada gratuita, o concerto no Teatro Tivoli juntará a Orquestra Geração, um projeto de inclusão social pela música, com os GNR, grupo rock português que, em 1981, lançou o tema "Portugal na CEE", composto por Vítor Rua.

Lançado um ano depois da criação do grupo, o registo discográfico continha, no lado B, a música "Espelho Meu", mas foi "Portugal na CEE" que se impôs, "na rádio e na TV", como diz a letra da canção.

"Portugal e a CEE / Quanto mais se fala menos se vê / Eu já estou farto e quero ver / Quero ver Portugal na CEE", instava a letra do tema criado por Vítor Rua, um dos elementos fundadores do grupo nascido no Porto, em 1980, ainda sem o vocalista Rui Reininho.

No concerto de 08 de maio, de entrada gratuita, será transmitida uma mensagem do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

A 01 de janeiro de 2016 assinalaram-se os 30 anos da adesão de Portugal à CEE, depois de, a 12 de junho de 1985, o então primeiro-ministro português, Mário Soares, ter assinado o tratado que iniciava Portugal na integração europeia.

Lusa