Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Plágio? Led Zeppelin alcançam pequenas vitórias em tribunal

Julgamento que decidirá se "Stairway To Heaven" constitui ou não plágio arrancará no próximo dia 10 de maio

O julgamento que oporá os Led Zeppelin aos herdeiros de Randy California, da banda norte-americana Spirit, só se iniciará em maio, mas Jimmy Page e companhia obtiveram já algumas vitórias importantes.

O juiz Gary Klausner decidiu excluir do processo muitas das gravações de "Tauros", canção que os familiares de Randy California acusam os Led Zeppelin de ter plagiado em "Stairway To Heaven". Desta forma, o júri só poderá ouvir as transcrições das partituras de "Tauros" que serão apresentadas em tribunal.

Não só isso, como todos os musicólogos chamados a depor pela família de Randy foram excluídos do processo, por terem baseado as suas conclusões acerca de um possível plágio nessas gravações.

Contudo, a maior vitória para os Led Zeppelin será a proibição, em tribunal, de qualquer testemunho que aborde todas as situações de plágio de que a banda foi acusada ao longo da sua história. Também o seu passado de drogas e álcool não poderá ser mencionado.

A não ser que nas próximas duas semanas os Led Zeppelin e os herdeiros de Randy California cheguem a acordo, o julgamento iniciar-se-à no dia 10 de maio. Caso aconteça, não é porém certo que Jimmy Page e Robert Plant se apresentem em tribunal, visto que o juiz, norte-americano, não tem autoridade para convocar dois cidadãos britânicos.