Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Caetano Veloso: “Sou apaixonado pelo renascimento do fado”

Caetano Veloso e Gilberto Gil dão hoje o segundo concerto no Coliseu do Porto. Na quarta e na quinta, tocam em Lisboa. Veja aqui parte da entrevista à BLITZ

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Caetano Veloso e Gilberto Gil dão hoje o segundo de dois concertos no Coliseu do Porto.

Na quarta e na quinta, atuarão no Coliseu de Lisboa.

Um dos entrevistados da BLITZ de abril, ainda nas bancas (mas por poucos dias), Caetano Veloso fala, entre muitos outros assuntos, sobre a sua paixão pelo fado. Leia aqui parte dessa sua entrevista:

«Já ouvi e vi Gisela João, com o seu estilo vocal perfeitamente fadista e a sua aparência moderna (mas não estilizada como a de Mariza, que surgiu como uma figura pós-punk), a sua beleza século XXI e trajes em tons claros.

Sou apaixonado pelo renascimento do fado, pelo interesse que despertou em pessoas talentosas das novas gerações. Lembro-me do tempo em que os jovens portugueses detestavam o fado. Em Lisboa, eu ia ouvir Maria da Fé no Senhor Vinho (e citei-a numa composição) e Dona Argentina [Santos] na Parreirinha de Alfama.

Quando cantava um fado ao violão num concerto meu, ouvintes jovens [diziam- me] que, ao ouvirem-me, passavam a aceitar um pouco melhor o fado. Por isso acompanhei, com interesse e carinho, as trajetórias de Dulce Pontes, Mísia, Mariza, os citados Ana Moura, Camané e Carminho, assim como o fado cool de António Zambujo. Tenho atração também pelo que faz Lula Pena, uma figura heterodoxa dentro do tema fado».