Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Ana Moura com Prince no Super Bock Super Rock, em 2010

Rita Carmo

Ana Moura, amiga de Prince, “apaga” Facebook em sua homenagem

Fadista retira foto de perfil e imagem de capa e deixa tudo a negro. Sobre a amizade que os unia, Moura disse à BLITZ, em 2012, “que privilégio, que honra”

Ana Moura "apagou" o seu Facebook em homenagem ao amigo Prince, retirando a foto de perfil e a foto de capa e deixando tudo a negro. Recorde-se que a amizade que unia o músico norte-americano e a fadista começou há vários anos e, desde então, chegou a transbordar para o palco no festival Super Bock Super Rock, em 2010.

Em entrevista à BLITZ, em 2012, aquando da edição de Desfado, Moura recordou a forma como conheceu Prince. "Ele entrou em contacto comigo porque alguém lhe ofereceu um disco meu", disse, "conta que uma vez estava com uma amiga e queria ouvir uma música diferente para marcar o facto de ter comprado uma casa nova – ele gosta de relacionar qualquer situação da vida com um momento musica. Foi à pilha de CDs e escolheu o meu. Diz que gostou muito. Depois foi à internet procurar informação sobre mim, contactou os meus agentes, na altura holandeses, para lhes perguntar onde eu ia estar em digressão e escolheu Paris para me ir ouvir ao vivo. A partir daí, ficámos amigos. Ele, porque tem um grupo de músicos amigos com quem gosta de estar, volta e meia liga-me para me convidar a participar em jams que faz. São sempre aventuras completamente inesperadas".

"Há momentos, quando o ouço a tocar piano ou a fazer um solo de guitarra, em que penso de mim para mim, 'que privilégio, que honra isto ter-me acontecido a mim', acrescentou Ana Moura, "um ano antes de ele me contactar, lembro-me de ter lido que o Prince tinha convidado a Amy Winehouse, de quem eu gostava imenso, para passar o Natal com ele porque a queria ajudar. Pensei para mim mesma que, se calhar, aquilo me poderia ter acontecido a mim se tivesse nascido noutro sítio que não Portugal (risos). Um ano depois ele contactou-me".

No ano passado, antecipando a edição de Moura, o mais recente álbum, a BLITZ perguntou à fadista se já o teria mostrado a Prince: "tentei enviar, porque só tenho ainda em streaming, só que o prazo já expirou e ele disse-me que não estava disponível. Estou para pedir ao meu manager que me envie isso com outro formato, ainda bem que me lembra, para poder enviar. Ele por acaso foi a Los Angeles, só que quando chegou ao estúdio nós tínhamos acabado de sair. No dia em que estivemos juntos, foi num dia off e pronto, ainda não tinha as música comigo porque ainda estávamos a gravar".