Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Rita Carmo

AC/DC em Portugal: DECO diz que “Everything Is New deve reembolsar os consumidores interessados na devolução dos bilhetes”

Associação de defesa dos direitos do consumidor já pediu reunião com a Everything Is New para “procurar uma solução para os consumidores que se sentem lesados por esta situação”

A DECO considera que a Everything Is New deverá devolver o dinheiro dos bilhetes para o concerto dos AC/DC a quem o reclamar porque "a substituição de Brian Johnson por Axl Rose é uma mudança de circunstâncias que defrauda as expectativas dos fãs". A associação de defesa dos direitos do consumidor diz também já ter pedido uma reunião à Everything Is New para "procurar, em conjunto com a empresa, uma solução para os consumidores que se sentem lesados por esta situação".

O espetáculo esgotou antes de Axl Rose ser confirmado como novo vocalista da banda durante a digressão europeia e foram muitos os que reclamaram no Facebook da promotora e também diretamente à DECO. Nos últimos dias, a associação recebeu várias reclamações, "sobretudo de jovens que dizem que não querem ir ao concerto, que querem vender os bilhetes e que estão à espera da nossa intervenção", disse a assessora de imprensa, Graça Cabral, à BLITZ.

Agora, em comunicado, a DECO diz: "os consumidores compraram os bilhetes com uma expectativa: assistir a um espetáculo musical composto por determinados elementos da banda. A troca de um desses elementos, neste caso, o vocalista, representa uma mudança de circunstâncias importante".

Apesar de considerar que o reembolso dos bilhetes só seria imediato se o espetáculo fosse cancelado ou houvesse uma "substituição do programa", a associação defende que esta "alteração de circunstâncias" é um "factor fundamental para alguns fãs".

"Por isso, defendemos que quem viu as suas expectativas defraudadas pode pedir o reembolso dos bilhetes", diz a DECO, aconselhando os interessados a fazer o pedido "diretamente à promotora do evento através de carta registada com aviso de receção ou de e-mail com aviso de leitura. Guarde uma cópia e os comprovativos de envio. Caso tenha de provar que exigiu o reembolso, essas serão as suas armas"

Em Espanha, a FACUA, organização não governamental de defesa dos direitos dos consumidores, considerou também que a Live Nation, promotora do concerto dos AC/DC em Sevilha a 10 de maio, terá de devolver o dinheiro a quem reclamar: "há uma mudança substancial das condições do evento".

A promotora espanhola ainda não se pronunciou quanto a este assunto, mas a sua política de devoluções contempla apenas uma situação: "o bilhete não será trocado nem o dinheiro será devolvido salvo se o espetáculo for cancelado".