Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Superman: conheça a pastilha que matou cinco pessoas no festival Time Warp em Buenos Aires

Ingestão desta droga sintética terá sido o que levou à morte dos cinco jovens

"Superman": é este o nome da pastilha que terá levado à morte de cinco jovens no festival Time Warp, em Buenos Aires, Argentina. Outros cinco festivaleiros encontram-se ainda hospitalizados.

As autópsias revelaram que os jovens sofreram um edema pulmonar, que provocou uma paragem cardiorrespiratória que induziu à morte. Terá sido esse o efeito da droga que consumiram no festival.

A "Superman" é uma pastilha encarnada que, segundo alguns relatos, desencadeia uma sensação de bem-estar e de euforia, podendo igualmente causar alucinações.

Uma toxicóloga argentina identificou-a como uma droga sintética, da mesma família das anfetaminas e metanfetaminas, sendo que a "Superman" combina os efeitos do ecstasy com os das metanfetaminas.

A "Superman" tem a sua origem na Europa, mais concretamente na Bélgica e na Holanda, e não foi apenas no Time Warp que fez vítimas: no verão passado, causou a morte a quatro jovens no Reino Unido.

A pastilha tem um formato triangular e um "S" no centro, tal como o símbolo da conhecida personagem de banda desenhada, demorando cerca de 30 a 60 minutos a fazer efeito - o que leva algumas pessoas a ingeri-la em várias quantidades, pensando que a primeira "dose" não resultou.