Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Legendary Tigerman atua hoje na entrega do Prémio Pessoa

Foi Rui Chafes, o artista plástico premiado este ano, que escolheu Legendary Tigerman para atuar na cerimónia na Culturgest, em Lisboa

Legendary Tigerman atua hoje na Culturgest, na cerimónia de entrega do Prémio Pessoa, este ano entregue ao escultor Rui Chafes.

Foi o próprio Rui Chafes quem escolheu Paulo Furtado para tocar na ocasião.

No Facebook, o músico português partilhou uma imagem dos preparativos da atuação, mais logo.

Preparando-se para atuar mais logo, na Culturgest

Preparando-se para atuar mais logo, na Culturgest

O escultor Rui Chafes receberá o Prémio Pessoa 2015, que distingue uma personalidade nacional que se tenha destacado nas áreas cultural, literária, científica, artística ou jurídica.

A cerimónia está marcada para as 19h, na sede da Caixa Geral de Depósitos, ao Campo Pequeno, em Lisboa, e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Rui Chafes foi o primeiro escultor a ser distinguido com o Prémio Pessoa, tendo o júri sublinhado que o artista plástico "consegue o feito raro de produzir uma obra simultaneamente sem tempo e do seu tempo".

Nascido em Lisboa, em 1966, Rui Chafes formou-se em escultura, na Escola Superior de Belas Artes da capital portuguesa, e prosseguiu estudos na Alemanha, onde traduziu também poesia de Novalis.

Tendo o ferro como matéria-prima de trabalho, Rui Chafes utiliza-o numa expressão escultórica que "subverte as condicionantes normais do museu e da galeria", sublinhou o júri, dando como exemplo a exposição antológica que esteve patente em 2014, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Em 2012, Chafes editou o livro Entre o Céu e a Terra (A História da Minha Vida, uma autobiografia ficcionada no qual inclui referências a muitos dos seus mestres, num arco temporal que recua até à Idade Média.

O Prémio Pessoa, com o valor pecuniário de 60 mil euros, é uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

Com AGÊNCIA LUSA