Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

“Stairway to Heaven”, dos Led Zeppelin, pode ter sido 'roubada'. Caso vai a julgamento

A banda britânica terá agora de se defender perante um júri

Os Led Zeppelin terão de ir a tribunal defender-se perante um júri, após um juiz norte-americano ter dado provimento às queixas dos herdeiros de Randy California, líder dos Spirit. Segundo este, os Led Zeppelin terão plagiado "Tauros", um dos temas da sua banda, na construção do êxito "Stairway To Heaven".

De acordo com Gary Klausner, juiz federal dos Estados Unidos, as canções são similares o suficiente para o caso merecer ser discutido em tribunal. "Embora seja verdade que esta progressão melódica seja bastante comum na indústria musical, as semelhanças [entre canções] transcendem tal estrutura", escreveu, acrescentando que "a avaliação subjectiva do 'sentimento' e do 'conceito' de dois trabalhos diferentes é mais adequada a um júri que a um juiz".

Os Led Zeppelin chegaram a andar em digressão com os Spirit, antes de gravarem "Stairway To Heaven", em 1971. O guitarrista Jimmy Page admitiu que se possa ter inspirado na banda norte-americana, mas declarou que as acusações de plágio são "ridículas". O caso começará a ser julgado no dia 10 de maio.