Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Quanto ganha quem trabalha num festival?

A Billboard revelou os salários que ganham, em média, os trabalhadores dos festivais de verão norte-americanos

Muito se fala dos cachets que cada banda cobra para atuar num festival de verão, mas estes não são compostos apenas pelos músicos. Também há promotores, seguranças e agentes, que procuram fazer dos festivais uma experiência única.

A Billboard revelou, recentemente, quanto ganham em média estes trabalhadores, comparando-o com o que ganham as bandas dos palcos principais e secundários, em festivais norte-americanos.

Um promotor de concertos, encarregue de organizar o festival (e sobre quem recai o maior risco financeiro) pode levar para casa entre 4 e 22 milhões de euros, dependendo do sucesso do mesmo. Por comparação, o cabeça de cartaz de um festival alcança, em média, entre 880mil e 3 milhões e meio de euros.

Também os agentes ganham dinheiro com a "contratação" de uma banda por um festival - embora menos que os artistas: entre 13 mil e 175 mil euros para os agentes das bandas cabeças de cartaz, sendo que podem cobrar tanto um valor fixo como requisitar de 2% a 10% do cachet de um artista.

No fim da tabela encontram-se as bandas dos palcos secundários e os seguranças. As primeiras cobram valores situados, em média, entre os 440 e os 1400 euros; os segundos, entre 6 a 14 euros por hora, recebendo menos que o salário mínimo.

Já os empregados contratados para receber os convidados VIP podem ganhar, por dia, cerca de 220 euros.