Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Continua a “troca de galhardetes” entre Ice Cube e Gene Simmons: afinal, hip-hop é ou não rock?

O músico dos Kiss criticou a entrada dos N.W.A. no Rock and Roll Hall of Fame, Ice Cube respondeu. E Simmons voltou à carga

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

A entrada dos N.W.A. no Rock and Roll Hall of Fame causou uma polémica entre Ice Cube, daquela banda rap, e Gene Simmons, dos Kiss.

"A questão é: será que somos rock 'n' roll?", começou Ice Cube por dizer ao público reunido para aplaudir o momento. " E eu digo: podem crer que sim!".

"O rock 'n' roll não é um instrumento. Nem um estilo de música é. É um espírito que existe desde os blues, o jazz, o bebop, a soul, o rock 'n'roll, o R&B, o heavy metal, o punk e sim, o hip-hop", argumentou Ice Cube.

"O rock 'n' roll tem a ver com não nos conformarmos com as pessoas que vieram antes de nós, criando o nosso próprio caminho na música e na vida. Isso é o rock 'n' roll e isso somos nós".

O discurso não convenceu Gene Simmons, que escreveu no Twitter: "Com todo o respeito - avisem-me quando o Jimi Hendrix entrar no hall of fame do hip-hop. Aí terão razão".

A oposição de Gene Simmons à entrada de bandas hip-hop no Rock 'n' Roll Hall of Fame vem de longe: em 2014, deu os exemplos de Grandmaster Flash e Run-D.M,C, defendendo: "não digo que não são bons artistas, mas não tocam guitarra. Samplam e falam. Nem cantam!".

Mais recentemente, numa entrevista à Rolling Stone, o músico dos Kiss previu que o rap vá morrer em breve. "Estou ansioso pela morte do rap. Ansioso pelo regresso da música às letras e melodia, em vez de ser só falado. A meu ver, uma canção é, por definição, feita de letras e melodia, ou só melodia".