Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu Tony Conrad

Músico e cineasta morreu aos 76 anos, vítima de cancro

Morreu o compositor e cineasta Tony Conrad, aos 76 anos, devido a um cancro na próstata. Há já vários anos que Conrad batalhava a doença, tendo sido hospitalizado na semana passada por causa de uma pneumonia.

Considerado um dos pioneiros da chamada drone music e do minimalismo, Conrad é sobretudo conhecido pelo seu trabalho com o Theatre of Eternal Music, do compositor experimental La Monte Young, tendo sido colega de John Cale e Terry Riley.

Em 1964, juntamente com John Cale, tocou nos The Primitives, banda de suporte a Lou Reed e ao single que este lançou nesse ano, "The Ostrich". Foi Conrad, aliás, o responsável pelo nome dos Velvet Underground: o título é originário de um livro do jornalista norte-americano Michael Leigh, que Conrad estaria a ler quando a banda foi formada, nos anos 60.

O seu álbum com os alemães Faust, Outside The Dream Syndicate, editado em 1973, é uma obra importante do krautrock e do rock experimental. Também no cinema explorou novas vias: The Flicker, de 1966, é tido como peça-chave do cinema estrutural.