Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Black metal: a música que “sobrou” da cena mais sangrenta do rock

Na mesma semana em que se cumprem 25 anos desde o suicídio de Per Yngve Ohlin, dos Mayhem (à direita, na foto), juntamos numa playlist um pouco do que de melhor se fez no género desde os seus primórdios

Foi a 8 de abril de 1991 que Per Yngve Ohlin, mais conhecido como Dead, pôs termo à sua própria vida - ele que era vocalista dos noruegueses Mayhem e que foi, post-mortem, capa de uma famosa bootleg da banda, Dawn Of The Black Hearts.

Este é um dos episódios mais famosos de uma cena que nunca primou pela falta de sangue e violência; dois anos depois, Varg Vikernes, mentor do projeto Burzum, assassinou Øystein Aarseth, dos Mayhem, ao mesmo tempo que a imprensa mundial destacava as igrejas incendiadas por músicos black metal.

Mas o género não é só guerra e ideologia: é também música, e muita. Aqui fica uma selecção com um pouco daquilo que de melhor se fez no black metal, desde os seus primórdios - com a edição do álbum com o mesmo nome dos Venom - até hoje. Para ouvir com o volume no máximo.