Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Simon Cowell

Getty Images

Simon Cowell e ex-mulher de Paul McCartney também referenciados nos Panama Papers

Os nomes dos realizadores Pedro Almodóvar e Stanley Kubrick, já falecido, também estão envolvidos no escândalo das offshores

Além do brasileiro Roberto Carlos, também os nomes do empresário e agente britânico Simon Cowell (responsável por programas de talentos como American Idol ou The X Factor), da ex-mulher de Paul McCartney, Heather Mills, e dos realizadores de cinema Pedro Almodóvar e Stanley Kubrick (falecido em 1999) são referenciados nos Panama Papers.

Cowell é um dos muitos envolvidos no escândalo das offshores devido a duas empresas das Ilhas Virgens Britânicas, consideradas "paraísos fiscais" e situadas nas Caraíbas, das quais é o único acionista (Southstreet Limited, criada em 2007, e Eaststreet Limited, também criada no mesmo ano). Nenhuma dessas empresas foi alguma vez usada, segundo o Guardian.

Um porta-voz do empresário já reagiu a estas notícias, defendendo: "as empresas não foram criadas pelo meu cliente mas por contabilistas a agir em seu nome, como é prática comum para um investidor estrangeiro que queira comprar uma propriedade em Barbados. O meu cliente preferiu comprá-la de forma transparente em seu nome, portanto as empresas nunca foram usadas para nada. Também posso confirmar, em nome do meu cliente, que ele nunca usou uma empresa offshore"

Quanto a Heather Mills, ex-mulher de Paul McCartney, surge referenciada nos Panama Papers por ser acionista da Water 4 Investment Ltd, empresa criada também nas Ilhas Virgens Britânicas para desenvolver atividade na área da alimentação saudável. O Guardian cita a reação de Mills: "juro que pago os meus impostos e que nunca vão encontrar nada sobre mim por mais que investiguem". Em 2008, a empresária britânica recebeu mais de 24 milhões de libras (mais de 20 milhões de euros) com o divórcio do ex-Beatle.