Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

RTP não vai transmitir Festival Eurovisão da Canção

Quem quiser assistir ao certame, em maio, pode fazê-lo através do site oficial

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

A RTP não vai transmitir, este ano, o Festival Eurovisão da Canção.

Em comunicado, a estação pública fez saber que "depois de uma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e (...) [da] necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas não considerar este ano o ESC [Eurovision Song Contest] na sua grelha de programação".

Em 2016, Portugal não participa no festival, o que sucede pela quinta vez, depois das ausências em 1970, 2000, 2002 e 2013.

Ao Diário de Notícias, Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, explicou que o festival não será transmitido em qualquer das plataformas da RTP.

Quem quiser assistir ao certame, que se realiza entre 10 e 14 de maio em Estocolmo, na Suécia, poderá fazê-lo através do site oficial do Festival Eurovisão da Canção.

Também ao Diário de Notícias, Daniel Deusdado acrescentou que a RTP está empenhada em "redefinir o Festival da Canção [cujo vencedor se apura para o Festival Eurovisão da Canção] e a forma de escolha da música que representa Portugal. Em princípio, voltamos em 2017".