Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Soundcloud lança serviço pago

Custará cerca de 10 euros por mês e está, por enquanto, disponível nos Estados Unidos

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

A plataforma de streaming Soundcloud acaba de lançar um serviço pago.

Por enquanto, o Soundcloud Go está disponível nos Estados Unidos, mas até ao final do ano deverá chegar a outros países.

Depois de um período de teste gratuito, de 30 dias, o Soundcloud custará cerca de 9 euros por mês para Android e pouco mais de 11 euros para iPhone.

Quem aderir a este serviço pago terá acesso livre, e sem anúncios, a um catálogo mais vasto de 125 milhões de faixas, bem como a possibilidade de ouvir música offline.

Há duas semanas, a Sony Music anunciou ter feito um acordo com a Soundcloud, depois de as editoras Universal e a Warner terem feito o mesmo.

"O compromisso do Soundcloud em lançar um serviço pago foi uma das grandes razões pelas quais a Warner Music Group foi a primeira grande editora a licenciar o serviço", afirmou o CEO daquele grupo, citado pelo Music Business Worldwide.

Por seu turno, o CEO do Soundcloud, Alexander Ljung, disse: "O Soundcloud Go representa a nossa visão do futuro do streaming de música: uma plataforma onde os criadores possam colaborar, os fãs possam descobrir as canções mais recentes, ouvir música lendária e ligar-se aos seus artistas favoritos. E onde a nossa comunidade criativa única tenha a oportunidade de ser paga pelo seu trabalho".

O Soundcloud tem 175 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Desde 2014 que o serviço tem anúncios publicitários, tendo pago, nos últimos seis meses, um milhão de dólares (quase 900 mil euros) aos detentores de direitos musicais.